Famílias aprendem técnicas de produção agroecológica

Atualizado: 19 de Out de 2018

Lucas Sallas, na parte teórica com um dos 4 grupos das 101 famílias (Foto: José Bezerra)

O Seapac ministra capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para a produção de alimentos (SSMA) para 101 famílias de Serra Caiada, município da região Trairi do Rio Grande do Norte, hoje, 18, e amanhã, 19 de outubro, na Escola Municipal Rural Mons. Walfredo Gurgel, da comunidade Fernandes. Essas famílias estão conquistando as tecnologias de água de produção do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), do Ministério de Desenvolvimento Social, com recursos do BNDES. Para facilitar o aprendizado teórico e prático, as 101 famílias foram divididas em 4 grupos, cada um com um instrutor.


A capacitação é ministrada por 4 alunos do Curso de Agroecologia do Núcleo de Agroecologia (NEPAL), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de Bananeira: Lucas Sallas, Gerson da Silva, Leonardo Oliveira e Wedson Alef. Esse grupo é o mesmo que ministrou esta mesma capacitação às 100 famílias de Lajes Pintadas, na comunidade Serra Verde, que também estão conquistando as tecnologias de água de produção do P1+2.


Além da parte teórica, as famílias também participam do processo prático de trabalhar a agroecologia. Elas aprendem a produzir adubos e defensivos orgânicos, utilizado no cultivo de hortaliças, a partir de matérias orgânicas existentes no quintal de casa. Entre as práticas, hoje, 18 de outubro, elas aprenderam a fazer compostagem (adubo orgânico), Biofertilizante (adubo orgânico líquido) e Água de Vidro (defensivo natural).


Amanhã, 19 de outubro, elas vão aprender outras práticas de produção de adubos e defensivos naturais para posteriormente utilizarem no cultivo das hortaliças. Entre as partes práticas desta sexta-feira, 19, está a construção de um “canteiro econômico”. É uma técnica de cultivar hortaliças em um canteiro utilizando pouca água.

Outros momentos da capacitação (Fotos: José Bezerra)



  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN