top of page

Fórum das Pastorais Sociais traça ações para o mundo urbano


Hermínia Maricato, durante o encontro (Foto: www.cnbb.org.br)

Como fazer com que as Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possam traduzir para realidades com que elas trabalham as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil 2019-2023? Esta foi uma das provocações que o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella, fez aos participantes do Fórum das Pastorais Sociais que se encontra reunido em Brasília, de 30 de julho a 2 de agosto.


Segundo dom Joel, o mundo vive um momento de mudanças muito grandes. Neste contexto, ele afirmou que é preciso responder tanto às consequências mais imediatas, como o aumento da miséria, da pobreza e todas as formas de exclusão, e encontrar formas criativas para transformar, a partir de dentro, este mundo que gera esta pobreza e sofrimento. “Esse é um dos grandes desafios das nossas diretrizes para as comunidades eclesiais missionárias”, disse.


Ermínia Maricato, arquiteta, urbanista e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP), aprofundou com os participantes o tema da democracia, as cidades e a mobilidade urbana. “Democracia se faz, principalmente, onde as pessoas moram e frequentam, se faz a partir dos bairros, das escolas, das igrejas”, disse. Na avaliação da professora, isto foi abandonado pelas forças democráticas do Brasil. “É fundamental retomar e reconstruir a democracia brasileira passando pelas cidades grandes, médias e pequenas, em todas as regiões do país, respeitando a incrível diversidade que nós temos no país – ambiental, econômica, regional e cultural”, disse.


Os desafios apresentados pela professora provocaram o grupo a avançar para uma articulação das Pastorais que atuam no mundo urbano. Segundo o representante da Pastoral Operária Jardel Neves Lopes, de Curitiba (PR), um grupo foi criado com o objetivo de traçar ações conjuntas específicas para as pastorais sociais que atuam exclusivamente no mundo urbano, um dos temas centrais das novas diretrizes da Igreja no Brasil.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page