top of page

Experiência de reuso de águas cinzas e negras entra em operação


Damião e a equipe de Engenheiros sem Fronteira (Foto cedida)

Uma experiência alvissareira está sendo realizada no município de Boa Saúde-RN, na residência de Dona Isabel e seu Isaías, que residem na comunidade Pau Darc, região Agreste Potiguar. É a implantação de um sistema de reuso de águas cinzas e negras (Bioágua) para irrigação de fruteiras e forragem. A experiência está sendo executada pelo programa Engenheiros Sem Fronteiras, Núcleo de Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Seapac é um parceiro nessa experiência. O sistema de reuso entrou na fase de implantação e testes, a partir deste último domingo, 22 de setembro.


A equipe no quintal de dona Isabel (Foto cedida)

O Agrônomo Damião Santos representa o Seapac nesta experiência. “Nós, do SEAPAC, e os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Natal, estivemos na residência de Isabel de Isaias, na comunidade Pau Darc, município de Boa Saúde, para realizarmos o teste da bomba Carneiro, que funciona através da água gerado pelo próprio sistema de reuso. Após todos os ajustes, o sistema está em pleno funcionamento”, explica Damião.


Ele acrescenta que a partir de agora, com o funcionamento do sistema, o próximo passo será a análise da água. “E após todos os testes, o sistema poderá ser replicado nas famílias rurais. Essa tecnologia reusa as águas negras e cinzas da família. No semiárido precisamos ter uma cultura de integração e gestão das águas que temos para ofertar ao nosso povo a autonomia hídrica”, comenta o agrônomo do Seapac.

Mais fotos (cedidas):



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page