Ex-ministra fala sobre os desafios da política do SUAS


Ex-Ministra Márcia Lopes (Foto: ASSECOM/SETHAS)

“Enfrentar os desafios e unir forças em busca da consolidação do Sistema Único da Assistência Social no Rio Grande do Norte”, foi o fio da palestra “A Conjuntura Brasileira e os Desafios para a Efetivação do SUAS e para Capacitação Permanente dos Trabalhadores”, de Márcia Lopes, na Aula Magna do Capacitação do SUAS 2019. A palestra ocorreu na terça-feira, 7, na Escola de Governo. O evento contou com a participação da Governadora Fátima Bezerra; da secretária da Sethas, Iris Maria de Oliveira; e de outras autoridades do Estado e de municípios do Rio Grande do Norte.


Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, traçou um preâmbulo histórico a respeito do surgimento das políticas públicas de inclusão e assistência social no Brasil, ressaltando a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de programas de transferência de renda, ao trabalho, à educação, entre outros. Ela ainda enfatizou os desafios da atual conjuntura brasileira na garantia de direitos e na assistência às populações mais vulneráveis.


Márcia Lopes criticou os cortes efetuados na assistência social pela esfera nacional e destacou a necessidade da criação da Lei Estadual de Assistência Social e de um mapeamento da situação socioeconômica e populacional dos 167 municípios do RN, por meio do qual será possível rastrear as vulnerabilidades e os desafios a serem vencidos. “Dialogar com a sociedade civil é o primeiro passo para efetivarmos os rumos e os objetivos da Assistência Social no Rio Grande do Norte”, destacou.


Márcia Lopes é formada pela Universidade de Londrina, onde exerceu o ofício de professora por 30 anos. Em 2010, foi nomeada, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Atualmente, é consultora na área da Assistência Social, participa de projetos em países africanos e encabeça movimentos em defesa do SUAS.

Fonte: www.sethas.rn.gov.br

2 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN