top of page

Evento comemorativo dos 25 anos do Seapac reuniu parceiros e beneficiários

Atualizado: 13 de ago. de 2018


Dom Jaime, Dom Antônio Carlos e Diác. Francisco Teixeira (Foto: José Bezerra)

A Roda de Conversa com o tema “Resgatando a história de atuação do SEAPAC no Seridó”, em evento comemorativo dos 25 anos do Seapac, reuniu dezenas de pessoas e representantes de instituições diversas, no último dia 25 de julho, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó. Beneficiários de ações, parceiros, funcionários e instituições participaram e se alegraram pelo reencontro e pelo relato de tantas ações que marcaram a vida de pessoas e comunidades, gerando novos saberes e vivências.


O evento teve um momento inicial com acolhimento e registro da presença em livro, visita à exposição apresentando símbolos e fotos representativos das ações do Seapac ao longo dos 25 anos, e contato com a imprensa. Em seguida, no plenário, o primeiro momento da Roda de Conversa reuniu o Presidente do Conselho Diretor do Seapac e Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o Bispo de Caicó e anfitrião do evento, Dom Antônio Carlos Cruz Santos; e o coordenador Estadual do Seapac, Diác. Francisco das Chagas Teixeira de Araújo, além de uma plateia formada por representantes de instituições parceiras, beneficiários e funcionários do Seapac. Antes das falas dos que formaram a mesa, o cordelista Edcarlos Medeiros declamou versos no formato de cordel, citando algumas das ações do Seapac e falando sobre fatos do sertão e dos sertanejos.


Na fala, o Diác. Teixeira fez um relato histórico da caminhada que culminou com a criação do Seapac, junto com as ações da Pastoral da Criança, implantada no Pastoreio de Dom Heitor de Araújo Sales, na Diocese de Caicó. Dom Jaime falou sobre vários fatos que marcaram a caminhada dos 25 anos do Seapac, citando a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, que culminou com a criação da Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE), e lamentou que nem tudo que se planejou tenha sido implementado.


Dom Antônio Carlos lembrou que se surpreendeu, ao chegar a Caicó e encontrar a Diocese com obras sociais tão significativas, entre as quais o Seapac, e lembrou que a comemoração dos 25 anos remete para os desafios que se apresentam hoje, diferentes dos anteriores. Disse ser preciso, agora, olhar para o futuro e enfrentar os novos desafios.


Depois, houve um segundo momento da Roda de Conversa, reunindo pessoas que representavam organizações da sociedade civil, coordenada por um dos fundadores do Seapac, Agrônomo José Procópio de Lucena. Todos fizeram relatos de ações e momentos do Seapac que marcaram essa caminhada de 25 anos.


À noite, o Seapac foi um dos “noiteiros” da novena em hora à Padroeira da Diocese, a Senhora Sant’Ana, na Catedral. A presidência e pregação da novena foi feita pelo Presidente do Conselho Diretor do Seapac, Dom Jaime Vieira Rocha. A procissão de entrada teve a presença de funcionários do Seapac, com banners e símbolos da caminhada dos 25 anos da instituição.

Momentos do evento (Fotos: José Bezerra)



48 visualizações0 comentário
bottom of page