Estudo indica ser necessário agir com vigor antes de 2035


Se reduzíssemos as emissões a uma taxa mais rápida, aumentando a quota de energias renováveis em 5% por ano, compraríamos mais 10 anos. (Divulgação)

Se os governos não agirem de forma decisiva até 2035 para combater a mudança climática, a humanidade poderá cruzar um ponto sem retorno, após o que limitar o aquecimento global abaixo de 2°C em 2100 será improvável, segundo um novo estudo realizado por cientistas do Reino Unido e da Holanda. A pesquisa também mostra que o prazo para limitar o aquecimento a 1,5°C já passou, a menos que uma ação climática radical seja tomada. O estudo foi publicado na revista European Geosciences Union Earth System Dynamics.


“Em nosso estudo, mostramos que há prazos rigorosos para a adoção de medidas climáticas”, diz Henk Dijkstra, professor da Universidade de Utrecht, na Holanda, e um dos autores do estudo. “Concluímos que resta muito pouco tempo antes que as metas de Paris [de limitar o aquecimento global a 1,5°C ou 2°C] se tornem inviáveis, mesmo com estratégias drásticas de redução de emissões”.


Dijkstra e seus colegas do Centro Utrecht de Estudos Complexos de Sistemas e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, queriam encontrar o “ponto sem retorno” ou prazo para a ação climática: o último ano possível para começar a cortar fortemente as emissões de gases do efeito estufa tarde para evitar mudanças climáticas perigosas. “O conceito de ‘ponto sem retorno’ tem a vantagem de conter informações sobre o tempo, o que consideramos muito útil para informar o debate sobre a urgência de tomar ações climáticas”, diz Matthias Aengenheyster, pesquisador de doutorado da Universidade de Oxford e principal autor do estudo.


Usando informações de modelos climáticos, a equipe determinou o prazo para iniciar a ação climática para manter o aquecimento global provável (com uma probabilidade de 67%) abaixo de 2°C em 2100, dependendo de quão rápido a humanidade pode reduzir as emissões usando mais energia renovável. Assumindo que poderíamos aumentar a quota de energias renováveis em 2% todos os anos, teríamos que começar a fazê-lo antes de 2035 (o ponto sem retorno). Se reduzíssemos as emissões a uma taxa mais rápida, aumentando a quota de energias renováveis em 5% por ano, compraríamos mais 10 anos.

Fonte: www.domtotal.com

10 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN