top of page

Estratégia de comercialização também foi tema do dia de partilha


Morango cultivado na UPF de Francisco Ladijânio e do Filho (Foto cedida)

O dia de partilha de saberes realizado pelo agrônomo Fabrício Edino com 20 pessoas à família de seu Francisco Ladijânio Pessoa de Freitas e do pai dele, Pedro Nogueira, foi extremamente rico em troca de experiências. Além de aprenderem como fazer o substrato orgânico para produção de mudas em bandejas, as famílias visitantes conheceram os canteiros de hortaliças e fruteiras, onde a família produz 18 variedades de alimentos. Nos canteiros, viram como a família produz as mudas em bandejas, usando o substrato que produz.


Dentre esses 18 alimentos, dois estão sendo introduzidos e são experimentos novos, em fase de testes. Um, é com a produção de morango. “É uma fruta difícil de cultivar, mas que já está produzindo”, comenta Fabrício. Outro, é a produção de ameixa peruana. “É uma planta bem exigente, em termos de solo e água, mas que também já está produzindo”, constatou o agrônomo.


O dia também foi rico em termos de discussão das estratégias de comercialização dos produtos nas feiras. “Discutimos a padronização de produtos e preços nas feiras, para evitar a disputa comercial. Acertamos, também, a estratégia de comercialização dos produtos dessas famílias no Instituto Federal (IF) de Pau dos Ferros. A partir de junho próximo, das 9 famílias que vendem os produtos na feira agroecológica de São Miguel, 6 irão comercializar no IF de Pau dos Ferros, às quartas-feiras, a cada 15 dias”, explicou Fabrício. A demanda da comercialização em Pau dos Ferros surgiu a partir de pedido de pessoas daquela cidade.


Outra parte do dia de partilha, foi uma demonstração feita por Ladijânio Pessoa sobre os tipos de adubos orgânicos que ele e o pai utilizam na produção de alimentos. “Eles usam a farinha de osso, a cinza de fogão, o pó de café, o biofertilizante, o húmus de minhocas e o composto orgânico em todo o processo produtivo. Muitos desses adubos são usados no processo conhecido como fertirrigação, que é a irrigação por gotejamento, com o adubo diluído na água”, explica Fabrício.

Mais fotos do dia de partilha na UPF:

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page