top of page
Foto do escritorEquipe de Comunicação

Entidades cobram agilidade do governo para recursos chegarem à agricultura familiar


Alimentos colhidos em quintal agroecológico (foto cedida)

Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) publicou, hoje, 28 de abril de 2020, uma nota sobre a Medida Provisória 957, que destina 500 milhões de reais do orçamento federal para a promoção da segurança alimentar e nutricional. “São recursos para programas públicos sob responsabilidade do Ministério da Cidadania, destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar. Considerando que a Lei Orçamentária Anual de 2020 destinou 186 milhões ao PAA, o Programa conta com 686 milhões, recursos ainda insuficientes”, diz a nota. Segundo a ANA, o governo federal tem sido extremamente lento em colocar em prática medidas de garantia dos direitos das populações mais vulneráveis.


“A demora no pagamento do auxílio emergencial de 600 reais é o principal exemplo. Mas a lentidão em ativar o PAA também é dramática. Muitos agricultores e muitas agricultoras ficaram, de uma hora para outra, sem canais de venda da sua produção. E com as medidas necessárias de isolamento social, muitas famílias passaram a enfrentar o risco de passar fome ou se alimentar muito mal, especialmente nas periferias das cidades, mas também em comunidades rurais em situação de extrema pobreza”, diz a nota.


No dia 8 de abril, a Articulação Nacional de Agroecologia apresentou ao governo federal e divulgou amplamente uma carta assinada por mais de 800 organizações da sociedade civil afirmando ser necessário o aporte imediato de 1 bilhão de reais para o PAA e 3 bilhões até o final de 2021. Merece atenção nesse momento, uma vez liberados os 686 milhões, a urgência do repasse desses recursos à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aos governos estaduais e municipais, pois são estes os órgãos públicos que operacionalizam o Programa. Os recursos precisam chegar imediatamente para os agricultores e as agricultoras familiares e os alimentos a quem mais precisa. Quem tem fome tem pressa!”, afirma.

22 visualizações0 comentário

Commentaires

Les commentaires n'ont pas pu être chargés.
Il semble qu'un problème technique est survenu. Veuillez essayer de vous reconnecter ou d'actualiser la page.
bottom of page