Encontro reúne governadores da Amazônia no Vaticano


Casina Pio IV - Vaticano (www.vaticannews.va)

A iniciativa contou com a presença de 30 governadores e 3 ministros. Um dos objetivos foi oferecer uma ampla perspectiva das diversas realidades que compõem a região, à luz do Sínodo que acaba de chegar ao fim. "Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia" foi o tema do encontro de governadores da Amazônia realizado nesta segunda-feira (28/10), na Casina Pio IV. A iniciativa foi promovida pela Pontifícia Academia das Ciências, pelo Consórcio de Governadores da Amazônia Brasileira e pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. A cúpula foi uma oportunidade para examinar a mensagem da Encíclica Laudato si, do Papa Francisco, e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia.


O objetivo desta reunião foi também dar aos governadores a oportunidade de apresentar seus compromissos com o desenvolvimento sustentável na Amazônia. O Arcebispo Marcelo Sánchez Sorondo, Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, destacou que a Assembleia sinodal trouxe à tona as emergências e as críticas presentes na região panamenha, onde a exploração dos recursos está frequentemente ligada à busca da "riqueza imediata". Presente também no encontro o Secretário de Assuntos de Soberania e Cidadania Nacional e Cidadania do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Fábio Mendes Marzano, que falou entre outras coisas sobre a prioridade do governo do Brasil em dar melhores condições de vida aos habitantes da Amazônia.


O evento teve a participação dos governadores dos demais países da Amazônia, cuja participação permitiu ter uma perspectiva abrangente das diferentes realidades que compõem a região. Participação também de um pequeno grupo de convidados, incluindo pesquisadores, representantes da sociedade civil e dos poderes legislativo e judiciário da região. O tema do evento, “Caminhos e compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, tem como marco conceitual os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e, em especial, a mensagem da Encíclica Laudato Si do Papa Francisco e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia. Conhecedores do documento de trabalho do Sínodo, os participantes estão convictos de que a palavra do Papa Francisco é de grande importância para o futuro da região.

Fonte: www.vaticannews.va

4 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN