top of page

Encontro Fé e Política reuniu mais de 800 pessoas em Natal


Mesa final ‘Espiritualidade na política: sinais dos tempos’, com frei Betto (Foto: www.fredesar.org.br)

O tema “Democracia, Políticas Públicas e Alternativas Sociais: Sinais dos tempos na construção do Bem Viver” norteou as discussões e debates do 11º Encontro Nacional Fé e Política, de 12 a 14 de julho, no campus do IFRN de Natal-RN. O evento reuniu mais de 800 participantes, oriundos de diversas regiões do Brasil. A conferência de abertura teve as presenças de Gilberto Carvalho, Divaneide Basílio e Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Natal.

Os participantes eram escritores, educadores, estudantes, filósofos, religiosos e representantes de movimentos sociais e de religiosidade, oriundos de todas as regiões do país. Um dos objetivo foi traçar alternativas que contribuam para o fortalecimento da dimensão ética e espiritual na atividade política, e estratégias de luta e resistência contra a retirada de direitos do atual governo brasileiro.


A mesa final dos debates foi sobre ‘Espiritualidade na política: sinais dos tempos’. Contou com a presença de Frei Betto, que iniciou o debate com versos de Cora Coralina: “Desistir…/ Eu já pensei seriamente nisso,/ mas nunca me levei realmente a sério;/ é que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas,/ mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros,/ mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça”. Frei Betto fez sua reflexão sobre os discípulos de Emaús, relato do evangelista são Lucas (Lc 24,13-35).


Neste ano, o evento trouxe a Natal, para dialogar e facilitar as mesas temáticas com os movimentos sociais e religiosos de várias religiões do Brasil, várias pessoas que atuam em áreas sócio-políticas, entre os quais: Ivo Poletto, Frei Betto, Márcia Helena Carvalho Lopes (ex-ministra), Pedro Ribeiro, Ives Lesbaupin, Gilberto Carvalho, Maria do Socorro Silva, Mauricio Abdalla, Daniel Dantas, Marcia Mello, Roberto Silva , Dom Jaime Vieira Rocha, Divaneide Basílio, Rodrigo Bico, Ilenna Barros, Teresa Sartori, Diácono Francisco Adilson, Diácono Márcio Andrade, Padre Antônio Murilo, Cacique Luiz Catu, Paulo Palhano, Janaína Lima, Pastor Marcos Aurélio, Dulce Bentes, Josiane Tibúrcio, Cesar Nobrega e Cesar Sanson.


O movimento Fé e política foi criado em 1989 por educadores, religiosos e pessoas que consideram a Política uma dimensão fundamental na defesa da vida e dos direitos humanos para construção de uma sociedade pautada nos princípios éticos, solidários e respeitosos ao Planeta.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page