Encontro em Serra Verde conclui P1+2 com 100 Famílias de Lajes Pintadas


Famílias do P1+2 de Lajes Pintadas-RN (Foto: José Bezerra)

O Seapac concluiu o Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2) junto às 100 famílias do Município de Lajes Pintadas, região Trairi do Rio Grande do Norte, com o Encontro Territorial realizado ontem, 18 de março de 2020, na comunidade Serra Verde. Essas famílias conquistaram as tecnologias sociais de captação e estocagem de água de chuva para a produção de alimentos – Cisternas calçadão e de enxurrada e barreiros trincheira.


No encontro, o coordenador do Projeto, Agrônomo Damião Santos, apresentou um relatório das atividades, iniciando com a constituição da Comissão Municipal. Ele relatou, com números e fotos, as capacitações das famílias, através dos cursos de Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA) e do Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA). Lembrou e apresentou imagens fotográficas das demandas do Projeto, como as visitas para cadastro, a seleção das famílias do Fomento e as que teriam o Caráter Produtivo.


As famílias também fizeram uma avaliação de todo o processo, num trabalho em quatro grupos, respondendo às perguntas: “o que eu senti?”, “o que tem de mim no projeto?”, “O que os outros falavam do projeto?” e “o que eu vi?”. No final, cada grupo apresentou o resultado do que viram, sentiram, falaram e o que tinha delas no projeto que conquistaram. Surgiram palavras e frases como tem tudo de mim, esperança, melhoria de vida, sonho concretizado, uma riqueza, transparência, respeito, entre outras.


Respondendo à pergunta sobre o que falavam do projeto, no início das atividades, as respostas apresentaram desconfiança, descrédito, seria tempo perdido, desperdício e até que as famílias não receberiam o dinheiro do fomento e nem o caráter produtivo. A partir da concretização das etapas do projeto, as desconfianças desapareceram. Em seguida, a equipe entregou a cada família todos os documentos da tecnologia, fotos, mapas da propriedade e da linha do Rio da Vida. O evento foi encerrado com almoço para todos os participantes.

Mais fotos (José Bezerra):




0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN