top of page

Encontro de Sementes Crioulas do Trairi tem programação definida


Um dos bancos de sementes do Trairi (Foto: José Bezerra

“Água e Semente – Patrimônio da Humanidade” é o tema do IV Encontro de Sementes Crioulas do Trairi, nos dias 19 e 20 deste mês de março, no Campus do IFRN de Santa Cruz, situado no bairro Paraíso. A previsão é reunir cerca de 70 pessoas, entre agricultores, guardiões e guardiães de sementes, representantes de instituições e assessores. Na abertura, haverá um momento institucional alusivo aos 25 anos de existência do Seapac, com depoimentos de famílias agricultoras e instituições parceiras, e a exibição do documento “Semente de Transformação”.



Banco de semente de um dos agricultores do Trairi (Foto: José Bezerra)

Após o almoço, haverá uma mística de abertura, resgate dos encontros anteriores e apresentação da metodologia de trabalho, sob a coordenação de Francinete Macedo, do SINTRAF de Jaçanã. Também haverá um painel, coordenado por Edmundo Enedino, da AACC, sobre “Riscos de contaminação da biodiversidade” e uma sequência de questionamentos, como: “qual a segurança do agricultor? Políticas públicas de sementes do Governo: como são? Como serão?”. O Painel terá uma sequência com falas de representantes do governo do Estado e uma exposição do Coordenador da Asa Potiguar, Marcírio Lemos. As atividades do dia terminam com um debate sobre a temática do painel e lanche para os participantes.


A programação do dia 20 começará às 8h20, com painel sobre “Sementes Crioulas na Região do Trairi”, com vários expositores, tendo a coordenação do Agrônomo Damião Santos, do Seapac. Também haverá um momento de “Partilha de Saberes”, refletindo a realidade das Sementes Crioulas na Região do Trairi, através de grupos de trabalho, sob a coordenação de Cristiane Leite, do SINTRAF de Santa Cruz. Também haverá uma feira de trocas de sementes, almoço e apresentação dos trabalhos em grupo, seguindo-se mística de encerramento. O evento é organizado pelo Seapac e Asa da Microrregião do Trairi, com patrocínio da instituição “Chiesa Cattolica Italiana” e apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Cruz (STTR), do SINTRAF e do IFRN de Santa Cruz.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page