Encontro de Comitês de Bacias debate sobre águas do PISF e vários temas


Margem do Rio São Francisco, num dos pontos de captação do PISF (Foto: José Bezerra)

O II Encontro de Comitês de Bacias hidrográficas (ECOBRN) será realizado de 10 a 12 deste mês, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento contará com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o do Instituto de Gestão das Águas (IGARN). Terá a presença de representantes do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, Agência Nacional de Águas (ANA) e autoridades de vários estados da federação que discutirão gestão das águas.


Na pauta também estarão temas como o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), desertificação e os cuidados com o Caatinga, rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana, dentro dos aspectos cronológicos da tragédia; ações judiciais para reparação de danos, o papel do Mistério Público Federal do Rio Grande do Norte na qualidade da água e zona costeira com seus manguezais.


A bióloga e Coordenadora do Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte, Rosimeire Dantas, destaca o papel dos Comitês como parlamento das águas. Ela também reforça o diálogo institucional, no qual a água deve ser tratada como um agente fundamental para a sobrevivência humana.

5 visualizações0 comentário