Os projetos de Reuso Agrícola de Água, que beneficiam os municípios de Serra Negra do Norte, São Fernando e Jucurutu, da região do Seridó do Rio Grande do Norte, e Itaporanga, na Paraíba, foram apresentados ontem, 29 de agosto, na sede da ADESE, em Caicó. A apresentação final referente ao contrato para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projeto básico dos quatro sistemas de reuso, foi feita pela empresa INCIBRA (Inovação Civil Brasileira), do grupo INNCIVE, através do engenheiro sanitarista, Djalma Mariz Medeiros.
Para Devanir Garcia, a ideia do projeto, que conta com recursos da Agência Nacional de Águas, foi proporcionar aos municípios um modelo que tratou de todas as etapas para torná-lo sustentável. O primeiro passo foi a elaboração de um Termo de Referência, através do qual foi contratado a empresa INCIBRA. “Os desafios agora é começar a trabalhar o licenciamento desses projetos. Temos que buscar uma discussão técnica e política, muito forte do CBH-PPA que tem interesse na água e nos estudos. Temos que mostrar que por trás disso tudo, numa região onde tem pouca água não podemos nos dar ao luxo que jogá-la fora ou usar apenas uma vez. E num segundo momento vai exigir de esforços na alocação dos recursos. Essas duas etapas não podemos nos furtar delas”, explicou.
Além dos prefeitos dos municípios contemplados, a reunião foi prestigiada pelo Diretor Presidente do Conselho Superior da ADESE, Francisco de Assis Araújo; pelo seu diretor executivo, José Vanderli de Araújo; representantes dos sindicatos do municípios de Serra Negra do Norte e São Fernando; membros da diretoria-colegiada do CBH-PPA (Paulo Varela, Josué Dinis e Procópio Lucena); secretários e diretores de autarquias dos governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte; representantes de entidades parcerias do Comitê; e uma delegação da Agência Nacional de Águas, composta por Devanir Garcia dos Santos (Coordenador de Implementação de Projetos Indutores – COIMP/SIP), Marco Alexandro Silva André (Coordenador da Superintendência de Implementação de Programas e Projetos) e Alexandre Resende Tofeti (especialista em Recursos Hídricos).
Comments