top of page

Em dia de “Saberes e Sabores” famílias discutem segurança e soberania alimentar

Atualizado: 26 de jun. de 2018


Colheita dos alimentos no quintal da UPF (foto cedida)

Famílias de Unidades Produtivas Familiares (UPFs) de comunidades rurais de Lajes Pintadas tiveram um “Dia de Partilha de Saberes e Sabores”, no dia 21 deste mês, na comunidade Catolé, em Lajes Pintadas, município da região Trairi do Rio Grande do Norte. A atividade ocorreu na residência da família do agricultor Pedro Giliarde e Cleide. A partilha dos saberes e sabores foi sobre os temas “Segurança e Soberania Alimentar”, “Divisão Justa do Trabalho Doméstico” e “Técnica de preparação da Água de Vidro”.


As atividades começaram com a colheita dos alimentos no quinta da casa da família, o que mostrou a diversidade da produção de alimentos – pimentão, tomate, alface, rúcula, cenoura, berinjela, quiabo, cebolinha, feijão verde, jerimum, ovo caipira e outros mais. “O objetivo foi demonstrar para as famílias que no quintal produtivo tem quase de tudo pra preparar uma refeição saudável e rica em nutrientes”, comentou a agrônoma Marilene Moura, do Núcleo do Seapac na região do Trairi e que coordenou a atividade.

Enquanto beneficiavam os alimentos para a preparação do almoço, homens e mulheres debatiam sobre a “divisão justa do trabalho doméstico”. “Os homens também precisam realizar as atividades do lar, assumindo trabalhos que normalmente ficam só com as mulheres”, diz Marilene. Nesse dia, os homens também participaram da atividade doméstica de preparo dos alimentos para a refeição.


Água de Vidro


Na partilha dos saberes, a atividade mostrou como preparar a “Água de Vidro”, ingrediente para pulverizar as plantações e tornar as plantas resistentes às pragas, incluindo fungos e insetos. O preparo pode ser feito no ambiente da UPF, com utilização de substâncias de fácil acesso, como cinza de fogão, cal hidratada e água. Depois de preparada, a “Água de Vidro” só pode ser armazenada em recipiente de vidro.


Eis os ingredientes e a forma de preparação da “Água de Vidro”:

Ingredientes: - cinza de fogão; - cal hidratada; - balde para mistura; - recipiente maior para a solubilização.


Faz-se com 4 partes em peso de cinza de fogão e 1 parte de cal apagada. Misturar a seco até ficar bem homogênea. Logo, aplique 10 partes de água muito quente. Isso vai solubilizar a cinza rapidamente. Deixe esfriar e em seguida, adicione mais 90 partes de água fria. Vai ficar translúcido. Pronto! Já tens Água de Vidro.


Pode ser aplicado em qualquer cultivo, mas 250 ml para cada 20 litros de água no pulverizador. Em maiores porções poderá queimar as plantas. As verduras ficam mais crocantes. Se aplicar muito ficam quebradiças.


Atenção: não armazenar a água de vidro em garrafas de plástico (PET) pois o líquido dissolve e vaza; melhor é armazenar em um recipiente de vidro.






43 visualizações0 comentário
bottom of page