Dom Saburido inicia campanha de apoio às comunidades atingidas por óleo


Barcos de pesca de Pernambuco (Foto: www.cnbb.org.br)

O derramamento de óleo no litoral pernambucano afetou não somente a paisagem, mas o sustento da comunidade pesqueira. O óleo atinge a costa do Nordeste há mais de um mês e até agora foram recolhidas mais de 900 toneladas de resíduos de óleo cru nas praias. A Arquidiocese de Olinda e Recife quer cobrar ao governo federal maior assistência à comunidade pesqueira e vai mobilizar os fiéis para ajudar e apoiar voluntários e Exército em seu trabalho.


Diante desta situação, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, resolveu visitar algumas áreas atingidas na praia de Suape e levar seu apoio às famílias dos pescadores, no último dia 23 de outubro. “A nossa intenção, enquanto igreja, é estar próximo das pessoas que estão sofrendo, para conhecer suas necessidades e lutar por seus direitos”, disse o arcebispo. Apesar de a água do mar parecer limpa, especialistas dizem que há contaminação por benzeno, prejudicial à saúde se for apresentado em grande quantidade.


Acompanhado pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio, e pelos padres Adailton Moura e Josenildo Tavares, dom Fernando conversou com pescadoras e pesquisadores, e considerou que a ajuda do Governo Federal veio com atraso. “Lamentamos a pouca atenção do Governo, muito lento no processo de ajuda”, disse. A presidente da Colônia de Pescadores, Gicléa Santos, orientou toda a visita.


A ida a Suape revelou mais do que a tristeza: junto com o óleo, veio a solidariedade do trabalho voluntário, que limpou as praias. Ao ver voluntários ainda em ação, apesar do reforço do Exército, dom Limacêdo afirmou que ficou feliz em ver a ajuda da população que “não ficou parada, não esperou, não deixou para depois, pois quem ama se antecipa, tem iniciativa, faz aquilo que o coração aponta”, disse.

Fonte: www.cnbb.org.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN