top of page

Dom Francisco de Sales assume como Bispo da Diocese de Mossoró

Solenidade de Posse marca a chegada do novo líder religioso.


Dom Francisco de Sales - (FOTO: Diocese de Cajazeiras)

Caio Barbosa - Assessoria de Comunicação/SEAPAC* Natal | Rio Grande do Norte


Na tarde-noite do último sábado, 17, a Paróquia de Santa Luzia foi palco da solene Posse de Dom Francisco de Sales Alencar Batista como Bispo, em uma emocionante missa campal realizada em frente à Catedral de Santa Luzia, no Centro de Mossoró.


Os ritos canônicos que marcaram a chegada de Dom Francisco de Sales à Diocese de Mossoró iniciaram-se na sexta-feira, 16, com uma visita à primeira paróquia da Diocese, em Luiz Gomes-RN, seguida de uma jornada por Pau dos Ferros, Apodi e, finalmente, Mossoró, onde foi recebido calorosamente por dezenas de padres e bispos de diversas regiões do Nordeste.


A emocionante solenidade de posse foi conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso, no adro da catedral de Santa Luzia. O momento culminou com a entrega simbólica do báculo (cajado) ao novo bispo, em um gesto de comunhão eclesial e transição do governo diocesano.


A presença do Seapac, junto a autoridades políticas, religiosas e representantes municipais, marcou o evento, evidenciando a importância da união entre diferentes esferas para o desenvolvimento da comunidade e o fortalecimento da fé.


Com a leitura da bula do Papa Francisco e os rituais de entrega do báculo, a Solenidade de Posse de Dom Francisco de Sales representa não apenas uma mudança de liderança na Diocese de Mossoró, mas também um novo capítulo na história religiosa da região, promovendo esperança e renovação espiritual entre os fiéis.


PERFIL - Bispo Dom Francisco de Sales

Nasceu no dia 17 de abril de 1968, em Araripina, Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de Novembro de 1995.

Ele completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda.


Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.


Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos:

  • Formador dos estudantes de filosofia;

  • Reitor da Basílica do Carmo, em Recife;

  • Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco.

  • 2011: Ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto (Roma)

  • 2014: Secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

  • 2016: Nomeado PELO Papa Francisco bispo da Diocese de Cajazeiras

  • 2023: Foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB (2023-2027)


*com informações: Diocese de Mossoró e Rádio Rural de Mossoró

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page