top of page

Dia de partilha gera conhecimentos a agricultores agroecológicos


Casal Maria Cláudia e José Lindovam, a filha e os alimentos que produzem (Foto Fabrício Edino)

“Um dia de partilha pra ficar na história de São Miguel”. Assim o agrônomo Fabrício Edino, do Núcleo do Seapac no município de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, definiu o dia de partilha de saberes e sabores, realizado no quintal produtivo agroecológico do casal José Lindovam e Maria Cláudia, na comunidade São Gonçalo da Linha Grande, município de São Miguel, na última quinta-feira, 11 de abril. Esse dia de partilha contou com a presença dos parceiros Central de Associações de São Miguel, a EMATER e Rede Xique Xique.


Participaram desse dia de partilha 15 homens e 5 mulheres. São famílias que recebem assessoria agronômica oferecida pelo Seapac, através do Agrônomo Fabrício, na Região do Alto Oeste Potiguar, se reuniram no quintal de Lindovam e Cláudia. Durante o dia, elas partilharam saberes, experiências e os sabores dos alimentos produzidos no quintal agroecológico. As famílias visitaram o quintal, conheceram a produção de alimentos, viram experiências praticadas pelo casal e depois partilharam os saberes. No final, todos saem enriquecidos com as experiências novas que conhecem e com a troca de mudas e sementes de plantas alimentícias.


Um avanço significativo nesse trabalho do Seapac junto a essas família foi mostrar que é possível produzir alimentos de qualidade, sem o uso de venenos. Elas não apenas experimentaram a possibilidade, como se convenceram e passaram a prática da produção agroecológica. “Antes, nós não acreditávamos que iriamos conseguir produzir esse monte de alimento sem agrotóxico; hoje temos a certeza que é possível produzir de forma agroecológica”, comenta seu Pedro Nogueira.


Essas famílias já comercializam os produtos diretamente ao consumidor, durante a Feira Agroecológica que acontece em São Miguel, às quartas-feiras e aos sábados. Todos os alimentos comercializados são produzido sem utilização de venenos. Por isso, os agricultores receberam o selo de produtores orgânicos, exibido com orgulho nas bancas em que comercializam os alimentos.

FOTOS (Fabrício Edino) DO DIA DE PARTILHA:



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page