Derretimento de permafrost ameaça plano de resgate climático

O metano e o CO2 retidos nos resíduos congelados da Rússia, Canadá e norte da Europa são equivalentes a 15 anos de emissões provocadas pelo homem (Floto: AFP)

As metas globais que visam afastar o aquecimento planetário descontrolado poderiam ser ultrapassadas antes do esperado, conforme os gases liberados pelo derretimento do permafrost ameaçam minar os esforços humanos para evitar o desastre climático, alertaram especialistas nesta segunda-feira. Sob o atual plano de resgate, delineado no tratado climático de Paris de 2015, os países concordaram em limitar o aumento da temperatura global abaixo de dois graus Celsius e, se possível, de 1,5ºC.


Esse curso de ação pressupõe que lidar com os gases de efeito estufa produzidos pelo homem - seja desacelerando suas emissões ou removendo-as da atmosfera - será suficiente para controlar o aquecimento global. O que os modelos climáticos não permitem são cenários nos quais a Terra começa a contribuir para o problema, mostra uma nova pesquisa.


Uma equipe de especialistas do Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados na Áustria (LIASA) disse, na segunda-feira, que incluiu pela primeira vez as emissões projetadas do derretimento do permafrost nos modelos globais de mudança climática, e os resultados geraram preocupação. "A liberação de carbono do permafrost é causada pelo aquecimento global e certamente diminuirá o orçamento de CO2 que podemos emitir para permanecer abaixo de um certo nível de aquecimento global", disse o pesquisador do LIASA e principal autor do estudo, Thomas Gasser.


Como a dependência dos combustíveis fósseis persiste, os cientistas calcularam que é provável que "excedamos" as metas de temperatura do acordo de Paris no curto ou médio prazo. Com apenas 1ºC de aquecimento acima dos níveis pré-industriais até agora, o permafrost do mundo já está descongelando, ainda que lentamente. Mas a taxa desse derretimento certamente acelerará à medida que a Terra continuar a aquecer.

Fonte: www.domtotal.com

1 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN