top of page

Degradação ambiental está diretamente relacionada com as finanças


Cabeças de gado em um assentamento ilegal da Floresta Nacional Jamanxim no estado do Pará, 29 de novembro de 2009. (AFP)

É um fato que a exploração dos recursos naturais está diretamente relacionada com a deterioração do meio ambiente, mas um grupo de pesquisadores suecos denuncia que o capital escondido em paraísos fiscais financia as empresas que operam na Amazônia brasileira e as pesqueiras. "O capital financeiro está moldando os ecossistemas em todo o mundo", afirma Víctor Galaz, subdiretor do Centro de Resiliência de Estocolmo, na apresentação, na sexta-feira (30), em Santiago, de um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Estocolmo.


Entre outubro de 2000 e agosto de 2011, 68% do capital externo que chegou a nove companhias do setor da soja e da carne bovina que operam na Amazônia brasileira foi transferido através de algum ou vários paraísos fiscais, principalmente das Bahamas, Ilhas Cayman, Antilhas holandesas e Panamá, aponta o estudo. No total, 18 bilhões dos 27 bilhões de dólares que receberam neste período. "Isto representa até 90-100% do capital estrangeiro para algumas companhias pesquisadas", diz o estudo.


Mas nem todo o capital vem de fora. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) injetou cerca de 3 bilhões de dólares só em 2010. Muitas multinacionais recebem 100% de capital estrangeiro através de suas próprias filiais situadas em paraísos fiscais, afirma o pesquisador. Os dados incluíam empréstimos de entidades estrangeiras, transações de leasing/aluguel e transações relacionadas com o comércio financeiro, como o adiantamento do pagamento das exportações e as transações financeiras para a importação.


O risco é que, quando se explora um sistema além de certo ponto, todo o ecossistema mundial é afetado, alertam os especialistas. "Há um limite para o desmatamento e o aquecimento porque existe o risco de que, caso se supere esse limite, parte da Amazônia se tornará uma savana", alerta Galaz.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page