Consórcio Nordeste cria Brigada de Saúde para combater a covid-19


Reforçar a atenção primária é um dos pontos-chave da Brigada (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

O Consórcio Nordeste, formado pelos nove governadores da região para o desenvolvimento sustentável dos estados, criou a Brigada Especial de Saúde nesta última semana de abril. A iniciativa deve reforçar as equipes de saúde no combate ao novo coronavírus. O objetivo é multiplicar o contingente de profissionais em campo com a contratação temporária, por seis meses, de estudantes, médicos formados no exterior e voluntários para atuarem na prevenção e assistência à população.


Segundo o coordenador da Comissão Científica do Consórcio Nordeste, o neurocientista Miguel Nicolelis, a estratégia de atuação dos profissionais contratados será feita com base em informações sobre o coronavírus fornecidas pela própria população, por meio do aplicativo “Monitora Covid-19”, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ele afirma que a implantação da medida tem de ser imediata. “Como as pessoas vão poder fornecer dados clínicos pelo aplicativo, a gente vai ter uma noção de onde estão os pacientes que precisam de ajuda imediata. A Brigada vai ser o braço efetuador dessa estratégia. Armada das localizações, a Brigada vai agir nos municípios, nos bairros, nas residências, tratando das pessoas. E se for comprovado que elas têm o coronavírus, isolando elas para que não aumente os casos de infectados”, explica Nicolelis.


Para o neurocientista, a Brigada também é uma oportunidade de profissionais que não podem exercer a medicina por não conseguirem revalidar diplomas estrangeiros – atualmente, são cerca de 15 mil no país – cumprirem a “missão de salvar dezenas e até centenas de milhares de vidas no Nordeste”.

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/

14 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN