Consórcio do Nordeste tem ambiente político 'favorável e sensível' à agenda do Semiárido


Representantes da ASA em audiência com a governadora Fátima Bezerra (Foto: Luana Almeida, ASA RN)

Em audiência realizada ontem, 8 de agosto, com representantes da Articulação Semiárido (ASA Brasil), da ASA potiguar e das duas federações da agricultura familiar do Rio Grande do Norte - Fetag e Fetraf – a governadora Fátima Bezerra se comprometeu defender a agenda da convivência com o Semiárido no Consórcio do Nordeste, formado pelos governadores dos nove estados da região. "A governadora reafirmou o interesse para, de fato, buscar construir algo com a ASA nacionalmente através do Fórum dos Governadores e qualificou este ambiente político como 'favorável e sensível' a esta agenda", comentou Alexandre Pires, da coordenação executiva nacional da ASA pelo estado de Pernambuco.


Em maio passado, a ASA encaminhou ao Fórum dos Governadores, por meio do governador do Piauí, Wellington Dias, uma carta aberta, na qual apresenta a intenção de abrir um espaço de diálogo para garantir a participação social no processo de desenvolvimento da região semiárida. A audiência, na Governadoria, em Natal, durou pouco mais de uma hora e teve a participação do vice-governador Antenor Roberto; do secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre de Oliveira Lima; da secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Íris Lima; além da presença dos coordenadores da ASA Brasil, Alexandre Pires, Marcírio Lemos, Valquíria Lima e Maria Zuleide Araújo, e de Leonardo Freitas, da organização Sertão Verde.


"A pauta da reunião foram as políticas de convivência com o Semiárido, o quanto foram impactantes na vida das famílias do Semiárido, bem como na das famílias do Rio Grande do Norte e [Fátima Bezerra] se mostrou bastante sensibilizada com os cortes das políticas sociais em todas as áreas, programas e ações e, principalmente, nas políticas de convivência com o Semiárido e os programas de acesso à água", contou Valquíria Lima.


Segundo a coordenadora da ASA, a governadora afirmou que a realidade do RN, assim como os demais governos do Nordeste, está bem difícil, por conta da dificuldade orçamentária. "Isso, claro, interfere na possibilidade dos governos locais apoiarem, como mereciam, as políticas de convivência com o Semiárido. A governadora também afirmou que é muito importante que nós continuemos fazendo incidência política junto ao governo federal e que a ASA pode contar com o apoio do governo do Rio Grande do Norte, do consórcio dos governos do Nordeste e se colocou à disposição", disse Valquíria.

Fonte: www.asabrasil.org.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN