Movimentos populares convocam a população brasileira a discutir os rumos do país
Por Maria Mello, Brasil de Fato
O Congresso do Povo é uma iniciativa de movimentos populares que tem como objetivo discutir com a população brasileira um novo projeto de país, a partir de encontros municipais, estaduais e, futuramente, um grande encontro nacional. No último sábado, 14 de julho, foi a vez de Brasília de sediar um encontro para debater essa mobilização.
O encontro de mobilizadores, militantes cuja missão é viabilizar os atos políticos do Congresso do Povo, deu continuidade ao processo iniciado com o seminário de formadores, realizado em abril, e que teve como objetivo selecionar militantes responsáveis por comunicar as pautas defendidas pelos movimentos à sociedade. No encontro, a juventude relatou atividades já realizadas em São Sebastião, Sobradinho, Planaltina e Estrutural, e planejaram as iniciativas para a formação dos comitês para o próximo período.
A primeira etapa envolverá a organização de encontros do Congresso do Povo nas cidades, no mês de agosto, quando a população discutirá problemas locais e propostas de solução, e a segunda etapa, a distrital, está prevista para setembro. A fase nacional acontecerá no ano que vem. “Quanto mais etapas a gente fizer, melhor, principalmente em cidades como Samambaia e Ceilândia, que são grandes”, afirma Tobias Pereira, da equipe organizadora do Congresso do Povo. Segundo ele, a proposta do Congresso do Povo tem dois objetivos centrais: em curto prazo, criar unidade na esquerda e, em longo prazo, retomar a cultura de organização popular, criando espaços que façam com que as pessoas acreditem na construção de outra sociedade.
Comments