Conflitos e cenários da região amazônica são temas de debate na USP


São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) realizará o seminário Amazônias Contemporâneas: Conflitos e Perspectivas, em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e as associadas Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), nestes dias 22 e 23 de outubro. Ao todo, serão apresentados 21 trabalhos em que são avaliados os impactos do desenvolvimento ocasionados por atividades como mineração, produção de soja e demais commodities que envolvem a agropecuária e o uso múltiplo da água.


Aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria, da Rádio Brasil Atual, os professores Rogério Almeida (Ufopa), Abrahão Mascarenhas e Thula Esteves (Unifesspa) destacaram que as atividades respondem às principais marcas encontradas no cenário contemporâneo da região, que historicamente tem como "frente de expansão o fomento ao desmatamento, a violência, as chacinas e o trabalho escravo", conforme descreve Almeida. Ele vê risco de agravamento da situação com a eventual eleição de Jair Bolsonaro como presidente da República.


"A gente contribui muito para a riqueza, mas fazendo um contraponto com os indicadores sociais, são sempre os piores possíveis, em saúde, educação, não existe saneamento", critica o professor, referindo-se à concentração intensa de serviços públicos à população de determinadas regiões da Amazônia e à ausência de atendimento em outras.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN