Comitê do Piancó-Piranhas-Açu discute cobrança pelo uso da água dos rios


Reunião do comitê realizada em Caicó (Foto: www.cbhpiancopiranhasacu.org.br)

Uma proposta sobre a cobrança pelo uso da água da bacia dos rios Piancó-Piranhas-Açu deve ser encaminhada ao plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu na próxima reunião ordinária, em abril deste ano. A sugestão foi feita pelo coordenador da Câmara Técnica de Planejamento Institucional – CTPI, Walace Oliveira. O assunto foi a pauta principal da reunião da CTPI, realizada ontem, 18 de fevereiro, em Caicó/RN. “Nesta primeira reunião de 2020 finalizamos a discussão das previsões de planejamento e implementação a curto prazo e na nossa próxima, em março, fecharmos todo o levantamento financeiro para a operação do comitê e montarmos os cenários, concluindo a proposta que deve ser apresentada na próxima plenária do CBH PPA”, explicou Walace Oliveira, coordenador da CTPI.


Para o coordenador, a discussão não pode encerrar agora de forma definitiva. “É uma cobrança necessária para a bacia. Contudo, precisa ser planejada e pensada de forma bem dinâmica, não pode se encerrar agora em 2020. Durante o decorrer dos demais anos ela precisa ser revisada. Nesse primeiro momento, estamos discutindo os usos insignificantes, abastecimento urbano, os grandes irrigantes e a parte de indústria”, destacou.


De acordo com o coordenador de cobrança da Agência Nacional de Água, Giordano Carvalho, a ANA tem um papel fundamental na implementação da cobrança. “A ANA tem a atribuição de implementar a política nacional de recursos hídricos instituída pela Lei 9433/97. Portanto, é papel da ANA incentivar a implantação da cobrança nas bacias hidrográficas e participar da sua implementação em articulação com os comitês, por isso estamos participando aqui no CBH-PPA”, finalizou.

Fonte: http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br/

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN