top of page

Comissão realiza Acompanhamento de Alocação de Água do Sistema Hídrico Itans


Perímetro irrigado Itans. (Foto cedida)

No dia 15 de setembro de 2020, a Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água do Sistema Hídrico Itans, presenciou os testes e abertura da comporta do açude Itans para o canal-P2 do perímetro irrigado Itans. Na oportunidade foram calibradas as réguas para medição de vazão dos canais P1, P2 e P3, identificados vazamentos e encaminhadas as demandas de serviços de recuperação, que foram realizados numa quarta-feira, 16 de setembro, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).


Em alguns pontos, com atividade de piscicultura, os irrigantes fizeram a limpeza do canal e sua recuperação emergencial, porém foram identificados trechos que precisam de mais limpeza no fundo do canal. Os irrigantes do P1 e P2, definiram algumas regras para o uso da água de forma equânime e sem prejuízo.


Irrigantes acompanham testes e abertura da comporta do açude Itans (Foto cedida))

Esse trabalho de gestão participativa dos sistemas hídricos e de irrigação é de extrema importância para garantia do Direito à Água das populações locais. A Comissão, como órgão de gestão participativa e democrática das águas do reservatório Itans é composta pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), representado pelo Articulador Estadual Procópio Lucena, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e irrigantes.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page