top of page

Com recursos do PNAE, famílias dos 215mil alunos matriculados recebem 388 toneladas de alimentos


Imagem ilustrativa (Foto: Vlademir Alexandre)


A medida tomada pelas secretariais de Educação (SEEC) e Desenvolvimento Agrário (SEDRAF) com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e as cooperativas e associações do Rio Grande do Norte (RN), através de recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garante a alimentação das famílias dos alunos matriculados na rede pública estadual. A articulação realizada em caráter emergencial nesta pandemia, distribuiu cerca de 215 mil kits alimentares nas mais de 600 escolas do estado. Além disso, o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), estendeu as entregas de alimentação aos hospitais, empresas, presídios, entre outros estabelecimentos.


Ao todo, foram investidos cerca de 2,8 milhões em alimentos saudáveis produzidos por agricultores familiares do RN, entre eles: 50 toneladas de arroz vermelho, 50 toneladas de feijão macassar, 17 mil litros de bebida láctea, 25 mil kg de leite em pó e 175 mil kg de polpas de frutas. No momento da entrega dos produtos, nutricionistas realizaram testes com os alunos para a aceitabilidade dos produtos. Também foram disponibilizados pelo governo estadual a entrega de 120 mil máscaras e 24 mil litros de álcool gel.


Segundo o secretário da SEDRAF, Alexandre de Oliveira Lima, produtos regionais foram priorizados nos cardápios dos kits e houve uma capacitação para dar mais qualidade aos produtos em todo o processo. A colaboração entre as secretarias de governo e as organizações da sociedade civil foi essencial para viabilizar as iniciativas.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page