top of page

Cisternas estocarão mais de 7 milhões de litros d’água


Família de Parelhas-RN que conquistou a cisterna (Foto cedida)

A equipe da Linha de Convivência com o Semiárido, do Seapac, acaba de concluir a construção das 103 cisternas das famílias da zona rural de Parelhas, encerrando o contrato número 04/2018, firmado com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), do Governo do Rio Grande do Norte. “Todo o processo foi concluído, inclusive a colocação das placas e o registro fotográfico das tecnologias”, informou o agrônomo Damião Santos, coordenador do trabalho.


Esse contrato também levou cisternas a famílias de Acari (57) e Cruzeta (47). Ao todo, nos três municípios, foram 207 cisternas de 16 mil litros de água. Outro contrato com a SEMARH, o 01/2018, também executado pelo Seapac, levou cisternas de 16 mil litros de água a famílias de Caicó (179) e de Jardim de Piranhas (62), totalizando 241, nestes dois municípios.


São números significativos, quando somados. Os dois contratos levaram cisternas a 448 famílias da região Seridó - de Acari, Caicó, Cruzeta, Jardim de Piranhas e Parelhas. Quando cheias, com a captação da água das chuvas deste ano, as 448 cisternas acumularão 7 milhões e 168 mil litros de água. Sem essas cisternas, essa água toda cairia no telhado das casas das famílias e escoariam pelo solo. Os programas de captação e estocagem de água de chuva (P1MC e P1+2) asseguram um mínimo de segurança hídrica para as famílias do sertão.

Mais famílias com cisternas (fotos cedidas):



98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page