Chuvas fizeram transbordar a “Cota 88” da Barragem de Oiticica


Água transbordando pela Cota 88 da Barragem de Oiticica (Foto, José Bezerra, de vídeo de Nego de Valdemar)

As chuvas deste ano, a exemplo do que ocorreu em 2019, acumularam cerca de 5 milhões de metros cúbicos no local em que está sendo construída a Barragem de Oiticica, na comunidade Barra de Santana, município de Jucurutu-RN. O local é a chamada “Cota 88m”, da parede da Barragem, no braço secundário do rio Piranhas-Açu. Esta água do transbordo da “Cota 88m” vai direto para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que tem capacidade para estocar 2,37 bilhões de metros cúbicos e aos poucos aumenta o volume atual, que está em pouco mais de 22%.


Este espaço da “Cota 88m”, ao longo da parede da Barragem de Oiticica, somente será fechado quando todas as pessoas forem retiradas da área a ser inundada pelas águas represadas pela barragem, inclusive a atual comunidade Barra de Santana, conforme o Acordo Extrajudicial firmado entre o Movimento das Famílias Atingidas pelas Obras da Barragem de Oiticica e o Governo do Estado. Esse acordo é para evitar a inundação da atual Barra de Santana, onde as famílias permanecem até que seja concluída a Nova comunidade. Esta imagem é de um vídeo feito por Nego de Valdemar, residente em Barra de Santana e mostra a água do Rio Piranhas-Açu transbordando pela “Cota 88m”.


A Barragem de Oiticica, quando estiver concluída, terá capacidade de acumular 556 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a cerca de de 110 vezes mais do que os 5 milhões represados atualmente, com a “Cota 88m” permanecendo aberta. O acesso a este local é proibido porque apresenta elevado o risco de afogamento. Em 2019, neste mesmo local, morreu um jovem afogado e o banho foi proibido. Provavelmente, neste ano, também será proibido.

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN