Apesar das ótimas chuvas registradas em várias regiões do Rio Grande do Norte, há setores que o inverno “ainda está fino”, como costuma dizer o sertanejo. Um reflexo disso é o baixo volume d’água em alguns dos reservatórios. Na região do Seridó, duas exceções são o açude Dourado, em Currais Novos, que já sangrou, e o Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari. Este reservatório, com capacidade para 44.421.480 m³, está com 12.545.674 m³, ou seja, 28,24% do volume. No mesmo período de 2019, o Gargalheiras estava seco.
Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), 5 permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade e dois permanecem secos. No mesmo período do ano passado os reservatórios secos eram 5.
Os mananciais que permanecem em nível de alerta são: o açude de Pilões, com 9,96% da sua capacidade total; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 1,71% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acúmulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,84%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 0,7% e o açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,44%.
Fonte: http://igarn.rn.gov.br/
Comments