Chapada do Apodi: direitos humanos, conflitos e resistência socioambiental


Reunidos em Apodi-RN para defender a Economia Solidária (Foto: Ellen Dias)

O Seminário “Encontro de Saberes: Comunidades camponesas e academia construindo a resistência na Chapada do Apodi” foi realizado no período de 2 a 4 deste mês de setembro, no município de Apodi, situado na Chapada do Apodi, Rio Grande do Norte. O evento foi idealizado pelo sindicato dos trabalhadores rurais e a Comissão Pastoral Regional Nordeste 2, para discutir a conjuntura e construir estratégias frente ao avanço das empresas do agrohidronegócio na região.


O objetivo central foi analisar a questão da luta pela terra e a agricultura familiar enquanto projetos democráticos que construíram respostas concretas para a população, bem como apresentar os rebatimentos que o agronegócio tem oferecido. Também visou defender a rede de economia solidária, a agroecologia, a democratização da água e da terra, não é apenas como questão de militância, mas de reconhecimento de seu significado e importância.


Os processos na chapada do Apodi se situam em um contexto amplo de extinção de políticas de proteção social e de fomento de condições dignas de vida para os povos campesinos. A política que vem sendo apresentada claramente desde 2012 com a criação do perímetro irrigado conhecido como “perímetro da morte” tem como perspectiva a implantação de grandes e médios empreendimentos do agronegócio no território. Isso é a adoção de uma prática de produção voltada à exportação sem priorizar a garantia da dignidade humana, a promoção da justiça social e o respeito aos direitos dos povos locais. Desse modo, a terra e a água são tratadas como mercadorias, sem considerar os danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Ler matéria completa: https://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10966

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN