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Central de Atendimento presta orientação e esclarecimentos à população sobre o Covid-19


Voluntária do Disk atendimento (Foto: ASCOM/SEMARH)

Visando manter a população informada sobre a Covid-19 e consciente da importância dos cuidados e do isolamento social, o Governo do Rio Grande do Norte implantou a Central "Disque Prevenção ao Coronavírus", em funcionamento desde o dia 26 de março. O serviço de teleatendimento ocorre diariamente, das 7h às 23h, inclusive aos finais de semana, pelo telefone (84) 3190-0700, e está disponível para todo o território potiguar.


A ação é uma iniciativa conjunta do Executivo, envolvendo diversas secretarias estaduais, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras instituições de ensino. Mais de 300 pessoas, entre professores, estudantes e servidores públicos, são voluntárias do projeto, que funcionará durante todo o período de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Todos os colaboradores participaram de uma capacitação desenvolvida pela UFRN e disponibilizada na plataforma de Educação a Distância do Ministério da Saúde, como requisito para atuar no teleatendimento.


Os atendentes se alternam em plantões e são formados, na maioria, por graduandos da área da Saúde, que prestam informações diversas à população que procura pelo serviço. São comuns, por exemplo, dúvidas sobre vias de contágio, higienização, grupos de risco, medidas de prevenção e isolamento, necessidade de ir ao hospital, modificações na rotina dos serviços gerais, precauções que podem tomar dentro de casa, entre outras. "Estamos no período do ano em que muitos outros vírus estão circulando, como o da Influenza. Por isso, temos recebido ligações para saber qual a diferença dos sintomas e em que caso deve-se procurar as unidades de saúde", afirma Brenda Carlos, aluna do 6° período de Odontologia da UFRN.

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