Cardeal Hummes defende nova cultura de cuidado com a água


Amazônia, foco do Sínodo de outubro (Foto, www.cnbb.org.br)

O relator geral do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, Dom Cláudio Hummes, em seminário sobre a água em Buenos Aires, afirmou que essa questão é fundamental para o Sínodo de outubro no Vaticano, “porque estamos no centro de uma grave e urgente crise ecológica e climática”. O Card. Cláudio Hummes, que também é Presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), concedeu entrevista ao Vatican News por ocasião da sua participação, durante esta semana, no seminário sobre o direito da água em Buenos Aires.


Ao falar sobre a importância de tomada de consciência sobre a água como bem imprescindível para a sobrevivência humana e equilíbrio do ecossistema, Dom Cláudio afirmou que é um elemento fundamental e especial também para o Amazonas: “na Amazônia é a água que cuida da floresta, uma imensidade de água, e a floresta cuida da água”. Os grandes guardiões dela, acrescentou, são as comunidades indígenas. Por isso a questão da água é também fundamental para o Sínodo, “porque estamos no centro da grave e urgente crise ecológica e climática”.


Ao responder ao Vatican News sobre as medidas urgentes que considera importante tomar com essa realidade, Dom Cláudio falou da necessidade de se criar “uma nova cultura do povo em relação com a água, como devemos protegê-la, de que forma cuidá-la, e também nos darmos conta que a água já está escassa e não é infinita. Por isso, é necessário cuidar da água e saber de que modo devemos fazê-lo, como nos relacionarmos com a água para superar a crise”, afirmou.

Fonte: www.cnbb.org.br

4 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN