Campanha com método cubano objetiva alfabetizar mais de 300 pessoas


Momento do lançamento da campanha (Foto: cedida, www.redesar.org.br)

Até o final deste ano, 325 pessoas de nove comunidades de periferias de Natal e Grande Natal serão alfabetizadas através do método cubano “Sim, Eu Posso!”. Este é o objetivo da Campanha de Alfabetização, lançada recentemente através da Rede SAR, da Arquidiocese de Natal, pelo Coordenador Nacional de Educação do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra, Erivan Hilário. A campanha de alfabetização faz parte do processo de luta permanente pelo direito à educação no campo a partir da agroecologia, debate que ganha força e dinamiza a aprendizagem ao unir o modelo produtivo às relações sociais, com foco na alfabetização.


O método “Sim, Eu Posso” tem sido um instrumento importante de alfabetização para jovens e adultos, assentados e acampados de Reforma Agrária em alguns estados do Brasil. Com isso, contribui para a popularização do acesso à leitura e à escrita no combate às desigualdades sociais e aos altos índices de analfabetismo no Brasil. Elaborado em Cuba, por meio das brigadas de alfabetização “Pátria ou Morte” e “Conrado Benítez”, O Método “Sim, eu posso!” foi uma das principais ferramentas para superação do analfabetismo naquele país, que no início da década de 1960 já se declarava território livre do analfabetismo.


Traduzido para mais de 30 línguas estrangeiras, o método se espalhou por várias partes do mundo devido a sua eficácia e rapidez. Neste mesmo sentido, recentemente, Bolívia e Venezuela foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como países que superaram o analfabetismo, utilizando o método cubano.

Fonte: https://redesar.org.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN