Recife-PE está sediando encontro histórico entre agricultoras e assessoras e assessores de organizações não-governamentais da Região Nordeste, com o “Seminário Regional para formação no uso das cadernetas agroecológicas nos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”, que acontece de 3 a 05 de julho. Na manhã de ontem (3), a mesa de abertura foi composta por representantes do Semear Internacional, FIDA e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), o Centro de Tecnologias Alternativas (CTA), e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE ).
A Coordenadora Executiva da ASA, Graciete Santos, destacou a importância do seminário sobre as cadernetas agroecológicas e a parceria com o Fida. Também falou sobre o projeto político da ASA pautado na convivência com o Semiárido e afirmação dos direitos das mulheres na agricultura familiar.
O desafio é construir uma perspectiva feminista. "Nós, organizações da ASA, reafirmamos o compromisso de visibilizar o trabalho produtivo das mulheres e seus saberes nos territórios. Estou muito feliz com essa iniciativa, pois a caderneta agroecológica é uma ferramenta importante para dar luz à economia feminista que reconhece todas as atividades não monetárias (cuidados, trabalho doméstico e auto consumo da família) que não é reconhecida pela economia clássica, oficial, mas que são fundamentais para a sustentabilidade da vida", frisou Graciete.
Fonte: www.asabrasil.org.br
Comentários