Brasil firma compromisso para a proteção de ambientalistas


ONG Global Witness aponta região como a mais perigosa para ambientalistas e Brasil como o país que mais mata ativistas (FERNANDO FRAZÃO EBC/REPRODUÇÃO)

O direito à proteção dos defensores ambientais, o aceso à informação e à Justiça em questões ligadas ao meio ambiente são temas de um novo tratado internacional assinado pelo Brasil, na última quinta-feira 27 de setembro, durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Acordo de Escazú, que tem efeito de lei, estabelece princípios e deveres para ampliar e garantir direitos ambientais aos 14 países signatários da América Latina e no Caribe, entre os quais Argentina, México e Haiti.


Sob o pano de fundo da disputa por terras e recursos naturais, a região, de acordo com documento da ONG britânica Global Witness, é reconhecida pela impunidade nos crimes contra ambientalistas, marcando assim uma área perigosa e que coloca o Brasil à frente de todos os outros, como o país que mais mata ativistas: foram 57 mortes em 2017, em que 80% dos apoiadores dos direitos humanos e ambientais defendiam as riquezas naturais da Amazônia.


Diante dessa situação de vulnerabilidade, a coordenadora do Programa de Acesso à Informação da organização Artigo 19, Joara Marchezini, destacou a importância do documento. Segundo afirmou, o documento garante a democracia ambiental no continente a partir da participação conjunta dos estados com a população. "Para que essa participação seja qualificada, ela deve ser feita com acesso à informação e com garantias judiciais, caso essas ferramentas de prevenção não sejam suficientes", explica Joara, acrescentando que a inovação do acordo está por trazer um ambiente propício ao trabalho dos ambientalistas.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br

8 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN