Bacias do Paranaíba e do São Francisco têm melhor período chuvoso desde 2012


Rio São Francisco, em março de 2016 (foto ilustrativa) (Foto: José Bezerra)

As chuvas observadas na região central do Brasil, em especial no Sudeste e Nordeste, têm permitido uma significativa recuperação do armazenamento das hidrelétricas de algumas das principais bacias hidrográficas do país. Destaque para as Bacias do São Francisco e Paranaíba, que anotam, até agora, o melhor período chuvoso desde 2012/2013, informaram na tarde desta quinta-feira (27) técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Em março, um mês que historicamente registra volume significativo de precipitações, deve melhorar mais o cenário. Especialista do operador comentou, no entanto, que a previsão é de chuvas para os próximos dias nas bacias do São Francisco, Paranaíba e Grande, bem como na região Norte. Durante reunião do Programa Mensal de Operação (PMO), os técnicos do ONS informaram que a Bacia do São Francisco está com chuva acumulada acima da média, em 102%, e a perspectiva é alcançar 110% da chuva acumulada até os primeiros dias de março.


Diante disso, o operador deixou de solicitar a modulação das usinas São Francisco, o que permitiria uma recuperação mais rápida dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, com perspectiva de até o final do período chuvoso liberar a usinas para a operação normal, com maior vazão. Isso depende, no entanto, de efetivar um armazenamento na ordem de 60%. Atualmente, o nível do reservatório de Sobradinho está em 45,8%. Já na usina de Três Marias, o nível de armazenamento está em 88,2%, por isso, a política de operação da usina será alterada.


Na bacia do Paranaíba, o ONS destacou que a chuva acumulada estava em 97% neste fim de fevereiro e, diante das previsões de chuva, a perspectiva é alcançar 100% da média histórica de precipitação. O armazenamento da bacia já está 2,5% acima da mesma etapa do ano passado e apenas a usina Emborcação está em nível abaixo do verificado em fevereiro de 2019. Outra bacia relevante para a operação do sistema elétrico nacional, a do Rio Grande, tem acumulação 18,6% acima de igual etapa do ano passado. A chuva acumulada está em 93% da média e a previsão é manter esse número até a primeira semana de março.

Fonte: www.domtotal.com

6 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN