top of page

Associações Científicas de Agroecologia latino-americanas firmam acordo de cooperação


Participantes do Congresso (Foto: www.agroecologia.org.br)

Fruto de um longo processo de construção coletiva, representantes de quatro países da América Latina assinaram termo de cooperação entre Associações Científicas de Agroecologia. Referendaram o convênio a Sociedade Argentina de Agroecologia (SAAE), por Santiago Sarandón; Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), por Romier Sousa; e os pontos focais da Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia (SOCLA) no Chile, por Agustín Infante e Uruguay e por Ines Gazzano.


O encontro se deu durante o I Congresso Argentino de Agroecologia, realizado de 18 a 20 de setembro, na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Cuyo, em Mendonza. O congresso foi uma das primeiras atividades animadas pela Sociedade Argentina de Agroecologia e trouxe o lema “Outra Agricultura é Possível: Cultivando Interações para o Amanhã”. Os acordos de cooperação são um mecanismo que potencializa os esforços individuais, integra as diversas ações nos territórios e conecta iniciativas, formando redes e possibilitando parcerias.


Em uma ocasião histórica durante um cenário político desafiador vivenciado em toda América Latina, este convênio é muito celebrado e vem fortalecer a articulação do campo acadêmico agroecológico nos países do Cone Sul. Para Romier Sousa, presidente da ABA-Agroecologia, “esta é uma oportunidade muito importante para todos nós e estamos conscientes do compromisso coletivo e responsabilidade com o termo de cooperação, tanto entre os quatro países que assinaram neste primeiro momento, quanto com a América Latina”. A ABA-Agroecologia foi a primeira associação científica formalizada no Cone Sul, completando 15 anos em 2019.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page