top of page

Assista o vídeo do Seapac e conheça o sistema de reúso de água cinza em Pau dos Ferros (RN)




CAIO BARBOSA | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SEAPAC

Natal | Rio Grande do Norte


O Rio Grande do Norte tem 167 municípios na região do semiárido, locais onde brasileiros ainda vivem em condições de seca extrema. Os longos períodos de seca no estado, é uma batalha diária para as famílias rurais que buscam uma melhor convivência com o semiárido. As tecnologias sociais que são desenvolvidas e implementadas tornam-se ferramentas fundamentais para as famílias, pois elas podem assegurar os direitos sociais, como o direito ao saneamento rural e a segurança hídrica.


A tecnologia social do sistema de reúso de águas cinza fortalece o armazenamento e a distribuição adequada daquela água que seria desperdiçada pela pia da cozinha e do banheiro, água do banho, utilizada na lavagem de roupa, toda aquela água que não serve para o consumo humano, mas, pode ser aproveitada para a irrigação da plantação, dos pomares e quintais agroecológicos.


O vídeo gravado pela equipe do Seapac demonstra a instalação do sistema de reúso de águas cinza na comunidade Vila Calimeira no município de Pau dos Ferros (RN). Essa construção faz parte do projeto “Água semente da vida: tratamento e reúso de águas cinzas” desenvolvido pelo Seapac com apoio do Banco do Nordeste. O projeto busca ampliar a capacidade hídrica de famílias do Alto Oeste Potiguar por meio do reúso de águas que são destinadas à produção de alimentos agroecológicos nos quintais produtivos de casa família.


34 visualizações0 comentário
bottom of page