Asa Potiguar realizará encontro dos 20 anos de existência e ação

A Articulação Semiárido Potiguar (Asa Potiguar) realizará Encontro Territorial para comemorar os 20 anos da instituição, em níveis de Rio Grande do Norte e de Brasil, no dia 30 deste mês de janeiro, a partir das 13 horas, no auditório do Hotel Villa Oeste, situado na avenida Presidente Dutra, 870, em Mossoró-RN. Dentro do evento dos 20 anos da Asa Potiguar, também acontecerão o Encontro Territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da instituição Sertão Verde, e o Encontro Microrregional do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da organização Terra Viva.
A Articulação Semiárido Brasileiro surgiu em 1999, em Recife-PE, no contexto da 3ª Conferência das Partes da Convenção de Combate à Desertificação e à Seca (COP3). Na ocasião, a sociedade civil promoveu o Fórum Paralelo à COP3. O evento deu visibilidade ao Semiárido Brasileiro quando lançou a “DECLARAÇÃO DO SEMIÁRIDO” com propostas para conviver com a seca na região. No mesmo ano foi criada a Asa quando lançou sua “CARTA DE PRINCÍPIOS”. Desde então, a ASA vem trabalhando para a construção de um futuro digno para a população, financiada por agências de cooperação e o Governo Federal.
Nesses 20 anos, a ASA construiu propostas eficazes de convivência com o Semiárido. São ações que contribuíram para que um número significativo de famílias conseguisse viver no Semiárido com mais dignidade: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC); o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2); o Programa Sementes do Semiárido; e o Programa Cisternas nas Escolas. Essas ações evitaram milhares de mortes por SEDE e FOME.
Neste encontro do dia 30 deste mês os participantes vão avaliar a caminhada e projetar a ação para mais 20 anos. O evento constará de três mesas de debate e de homenagens. A primeira mesa tratará “Da Declaração do Semiárido à Concretização da Resistência através do programa de formação e mobilização social para a convivência com o Semiárido”. A segunda terá como tema “Fazendo a resistência e a convivência com o Semiárido – Asa 20 Anos de caminhada e projeção para o futuro”. E a terceira e última mesa será sobre “A ação da Articulação Semiárido Potiguar com a Política Pública – Incidência da Asa Potiguar - em que também serão homenageados homens, mulheres e instituições.