ASA Paraíba debate racismo e intolerância religiosa


Muitos debates sobre identidade racial e racismo no encontro da Asa Paraíba (Foto: www.asa.org.br)

O Encontro ‘Semiárido Paraibano e suas Negritudes’ reuniu cerca de 70 pessoas entre agricultores e agricultoras, jovens, mulheres, quilombolas, comunidades e povos de terreiro e representantes de organizações não-governamentais, todos ligados à Articulação do Semiárido Paraibano, a ASA Paraíba, dias 29 e 30 de outubro, em Campina Grande-PB. O evento foi promovido por três Unidades Gestoras dos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Cisternas nas Escolas: AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e Patac.


Os objetivos foram refletir sobre questões de identidade racial e racismo no semiárido paraibano, compreender quais as formas de expressão do racismo na região e sua construção histórica e tirar encaminhamentos para levar a discussão do preconceito racial e da intolerância religiosa para as comunidades. Em seu momento inicial, o encontro buscou trazer elementos e propor uma reflexão aos participantes acerca da sua ancestralidade, pedindo que cada um lembrasse daquela pessoa que lhe influenciou, lá atrás a partir das perguntas: “Quem eu sou? De onde venho? Quem foi uma pessoa importante/inspiradora na minha vida?” O momento levou muitas pessoas a se emocionarem.


Uma delas foi Moizes de Souza Alves, de 21 anos, negro e estudante de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus Sumé, morador da Comunidade Mirador, município de Aroeiras. Ele lembrou do avô já falecido: “Quando eu falava que queria estudar, ele dizia que só fazia universidade quem tinha dinheiro, quem era rico. Mas eu dizia, eu vou fazer para tirar minha mãe das condições em que ela me criou. Hoje, espiritualmente, sei que ele está comigo, mas queria que estivesse fisicamente, para lhe abraçar e dizer ‘eu consegui’, vou me formar e, futuramente, fazer meu mestrado e doutorado”.

Matéria completa: https://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10998

6 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN