AS-PTA encerra capacitações de fornecedores das Quitandas da Borborema


Capacitação de fornecedores das Quitandas (Foto: www.aspta.org.br)

A AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia realizou a última de uma série de seis oficinas de capacitação sobre boas práticas de comercialização com agricultores feirantes e fornecedores da rede de Quitandas da Borborema, no último dia 5 de fevereiro. As Quitandas são cinco pontos fixos de comercialização dos produtos da agricultura familiar da região de atuação da AS-PTA e do Polo da Borborema.


Os produtos já são vendidos nas 12 feiras agroecológicas locais com a marca produtos ‘Do Roçado’. Com a chegada dos pontos fixos, a oferta destes alimentos passa a ser diária. As Quitandas foram implementadas em 2019 nos municípios de Remígio, Esperança, Solânea, Arara e Queimadas com apoio do Projeto “Quitandas Agroecológicas no Território da Borborema-PB”, com recursos da Fundação Banco do Brasil- FBB e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.


O ciclo de oficinas de capacitação faz parte das ações do projeto e aconteceu em cada um dos municípios onde estão localizadas as Quitandas. Participaram agricultores agroecológicos jovens, mulheres, integrantes de grupos de beneficiamento e feirantes. A formação tem foco nas boas práticas da comercialização que incluem a produção saudável de alimentos, manejo agroecológico e aperfeiçoamento do beneficiamento dos alimentos.


A atividade do dia 05 de fevereiro aconteceu na Comunidade Mata Redonda, município de Remígio-PB. “A gente sabe que por trás desses produtos, até esses produtos chegarem para a venda, tem as formações e é através delas que vamos melhorando nossos espaços, nossa produção e são também um momento de estar refletindo, nos organizando para levar um produto de qualidade, porque a gente pensa no nosso consumidor e quer estar sempre melhorando”, comenta Anilda Batista, do Assentamento Oziel Pereira, em Remígio. Na capacitação, foram debatidos os avanços e desafios dos primeiros meses de funcionamentos das Quitandas e tirados encaminhamentos para a superação dos entraves.

Fonte: http://aspta.org.br/

3 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN