Artigo de educador do SAR e professoras é premiado pela FAO


Educador Jean Pierre, do SAR (Foto: www.redesar.org.br)

O artigo “Povos Indígenas e Direitos Sociais: Análise do Direito Humano à Alimentação Adequada dos índios potiguaras de Sagi-Trabanda no Rio Grande do Norte” foi escolhido para o Prêmio “La Investigación en Innovación de Politicas Publicas em Seguridad Alimentaria y Nutricional”, na Categoria Artigo Publicado, ficando entre os três primeiros colocados. O artigo foi produzido pelo educador do Serviço de Assistência Rural e Urbano – SAR e atualmente presidente do CONSEA/RN, Jean Pierre T. Câmara, juntamente com outros quatros autores: as professoras Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans, do Departamento de Ciências Administrativas; Nila Patrícia Freire Pequeno e Clélia de Oliveira Lyra, do Departamento de Nutrição da UFRN e Amanda Patrícia Gomes da Silva, do Projeto SISAN Universidades.


O artigo trata dos direitos sociais dos povos indígenas remanescentes no Rio Grande do Norte, a partir de um estudo junto à comunidade indígena Sagi-Trabanda, de etnia potiguara, com contribuições tanto no campo científico como aplicado. O trabalho oferece um diagnóstico sobre a situação de insegurança alimentar desses povos tradicionais e seu diálogo necessário com o poder público na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).


A pesquisa foi elaborada com a colaboração das Lideranças Indígenas, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte (CONSEA/RN), FUNAI/RN, SETHAS e da Prefeitura do município de Baia Formosa/RN. A publicação foi feita originalmente na Revista Interface, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN).


Prêmio


A premiação é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO). Os vencedores de cada categoria serão convidados, com todas as despesas pagas, para participar da 8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (FAO – CLACSO), em Buenos Aires, Argentina, em novembro de 2018, onde apresentarão seus trabalhos. Além disso, os artigos vencedores serão compilados em uma publicação editada pela Food and Agriculture Organization of the United Nations para apoiar os países da América Latina e do Caribe a elaborar e implementar melhores Políticas Públicas sobre Segurança Alimentar.

Fonte: www.redesar.org.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN