Articulação Nacional de Agroecologia defende retomada emergencial do PAA




Em documento assinado por 774 organizações, redes e movimentos sociais do campo e das cidades, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), lançou proposta para a retomada do Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), no dia 8 de abril. O plano consiste na destinação de verba imediata de 1 bilhão de reais, podendo chegar até 3 bilhões de reais no final de 2021, para compra e distribuição de alimentos para as populações em situação de fome e de insegurança alimentar e nutricional.


Segundo a proposição defendida pela ANA e organizações da sociedade civil, os produtos alimentícios frutos da agricultura familiar que seriam adquiridos e distribuídos, à longo prazo, também podem ser um aliado para a saúde pública. Além de trazer benefícios para o meio ambiente, já que o agronegócio é responsável pela emissão de quase 40% dos gases de efeito estufa, desmatamentos, degradação da terra, rios, entre outros.


Com a crise generalizada devido a pandemia e a incapacidade do governo federal na execução de medidas emergenciais, o papel dos movimentos sociais torna-se ainda mais indispensável. Em carta enviada à esses movimentos no domingo de Páscoa deste ano (12/04), o Papa Francisco disse que "Se a luta contra a Covid é uma guerra, vocês são um verdadeiro exército invisível que luta nas mais perigosas trincheiras. Um exército cujas armas são a solidariedade, a esperança e o sentido de comunidade que rebrota nesses dias em que ninguém se salva só. Vocês são para mim verdadeiros poetas sociais, que das periferias esquecidas criam soluções dignas para os problemas mais prementes dos excluídos”.


Fonte: Articulação Nacional de Agroecologia.

9 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN