ANA define Indicadores de Avaliação para o PISF


Canal de transposição das águas do São Francisco (www3.ana.gov.br)

Com a Resolução nº 85/2018 publicada no dia 7 de novembro, no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Águas (ANA) definiu os Indicadores de Avaliação da Prestação do Serviço de Adução de Água Bruta, no âmbito do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, que será realizada pela Operadora Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). São cinco os indicadores: fornecimento de água; qualidade de água; disponibilidade de medição confiável; eficiência energética; e perdas totais.


O indicador fornecimento de água verifica se a Operadora está realizando a entrega da quantidade de água demandada por cada um dos estados receptores. O parâmetro qualidade de água demonstra se a Operadora está ofertando a água demandada pelos estados receptores com qualidade igual ou superior à qualidade verificada na captação de cada eixo. As variáveis a serem medidas são Oxigênio Dissolvido, Coliformes Termotolerantes, pH, DBO5,20, Nitrogênio Total, Fósforo Total, Turbidez e Sólidos Totais.


A disponibilidade de medição informa se a água demandada pelos estados receptores está sendo mensurada pelos equipamentos de medição de volumes instalados no projeto. O valor eficiência energética, por sua vez, indica se a operação de cada uma das estações de bombeamento do projeto está resultando em níveis de eficiência adequados. Por sua vez, o nível de perdas físicas no sistema de adução será avaliado pelo valor do indicador de perdas totais.

Fonte: http://www3.ana.gov.br

8 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN