Alunos do campus de Assú percorrem itinerário do Piranhas-Açu


Alunos do curso de Geografia do Campus de Assu (Foto: www.cbhpiancopiranhasacu.org.br)

Alunos do curso de Geografia do Campus de Assú percorreram a área da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, nos dias 19 e 20 de agosto. O objetivo foi conhecer os aspectos sociais, econômicos e territoriais do manancial. A viagem faz parte do itinerário “Rio Piranhas Açu: da nascente a foz”. Nessa etapa inicial, a viagem se estendeu pelos municípios de Caicó (RN), Coremas (PB), Cajazeiras (PB) e Bonito de Santa Fé (PB). A próxima etapa da viagem seguirá de Assú (RN) até o local de desemboque próximo à cidade de Macau (RN).


Na primeira parada, no município de Caicó, os alunos visitaram o açude Itans e a sede do DNOCS. No escritório da repartição, eles conheceram o diagnóstico hídrico do município de Caicó e dos perímetros irrigados Itans e Sabugi, apresentado por Jorge Luiz da Silva e Ubiratan Rodrigues Machado, servidores do DNOCS.


Em seguida, na Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE), o grupo ouviu uma exposição oral sobre a Bacia hidrográfica do Rio Piranhas Açu, pelo coordenador do Centro de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Emídio Gonçalves. A partir de Caicó, a viagem seguiu o percurso da bacia hidrográfica do rio Piranhas–Açu, com paradas nos municípios de Coremas, Cajazeiras e Bonito de Santa Fé, cidades da Paraíba. Nesta última está a nascente do Rio Piranhas. A bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu abrange um território de 42.900 km², distribuído entre 147 municípios dos estados da Paraíba (102) e Rio Grande do Norte (45), reunindo aproximadamente 1.552.000 mil habitantes.


A aula de campo foi coordenada pelos professores Josiel Alencar Guedes, Raimundo Inácio da Silva Filho, Rafael Pereira da Silva e Zenis Bezerra Freire, das disciplinas de Hidrografia, Geografia Econômica, Geografia Agrária e Metodologia Científica, respectivamente. “Todas as etapas da viagem foram enriquecedoras de informações. Os conhecimentos obtidos nas visitas ao DNOCS, a ADESE, ao complexo hídrico Curemas-Mãe d’Água e ao município de Bonito de Santa Fé, além de contribuir para a formação dos nossos alunos, ficarão no imaginário de cada um que participou da atividade”, frisa o chefe do departamento e professor do curso de Geografia do Campus de Assú, Raimundo Inácio da Silva Filho.

Fonte: www.cbhpiancopiranasacu.org.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN