top of page

Alemanha, 673 milhões de euros para ajuda da Igreja Católica no mundo

As dioceses católicas alemãs, ordens religiosas e agências de ajuda internacional financiaram projetos pastorais, sociais e de desenvolvimento em todo o mundo com aproximadamente 673 milhões de euros em 2022, de acordo com dados do relatório anual "Weltkirche 2022" publicado em 15 de setembro de 2023. Este relatório é divulgado pela comissão específica da Conferência Episcopal, na qual estão representados os principais atos da Igreja Católica em nível internacional.

Voluntários em uma Igreja da Alemanha (FOTO: (c) dpa-Pool)

Mario Galgano Vaticano News | Cidade do Vaticano


Com documentos sobre projetos de ajuda na África, Ásia, América Latina e Europa Oriental, o relatório anual oferece uma visão abrangente do trabalho da Igreja em todo o mundo. A edição atual se concentra em situações de guerra e violência, explorando como a vida e a fé podem ser sustentadas nessas circunstâncias desafiadoras. Além dos testemunhos das pessoas afetadas, o relatório apresenta exemplos do trabalho de reconciliação e memória da Igreja, além de abordar o acompanhamento de refugiados e uma reflexão sobre a compatibilidade da defesa contra a violência com a mensagem cristã de paz.


As estatísticas financeiras fornecem um relatório sobre a origem e o uso dos fundos empregados no trabalho da Igreja em todo o mundo. Esse dinheiro provém principalmente de doações, coletas e receitas fiscais da Igreja. As doações para organizações católicas de assistência e ordens religiosas totalizaram quase 425 milhões de euros em 2022. Além disso, 29 milhões de euros foram arrecadados por meio de coletas para causas globais da Igreja. A Conferência Episcopal Alemã (Associação das Dioceses Alemãs) e as dioceses individuais apoiaram o trabalho das agências de ajuda com fundos fiscais no valor de quase 47,8 milhões de euros. Também foram concedidos subsídios públicos para projetos de desenvolvimento da Igreja, bem como para assistência emergencial e em situações de desastre.

Solidariedade além das fronteiras

O Presidente da Conferência da Comissão Weltkirche, o Bispo Bertram Meier (Augsburg), ficou impressionado com a extensão do compromisso da Igreja em todo o mundo. Ele afirmou: "Essa solidariedade que transcende fronteiras é parte essencial de nossa missão como Igreja, e estamos empenhados em mantê-la no futuro." O Bispo Meier também destacou o aumento na disposição dos fiéis em fazer doações, expressando sua gratidão a todos aqueles que contribuíram, seja com doações grandes ou pequenas, em prol da solidariedade com os necessitados ao redor do mundo.


O Bispo alemão também expressou sua gratidão às autoridades estaduais por confiarem no profissionalismo do trabalho da Igreja, refletido nas doações. Ele mencionou o comprometimento dos numerosos voluntários nas paróquias, associações e escolas, cujo empenho possibilita a realização de um amplo escopo de trabalho da Igreja em várias nações. O Bispo Meier também ressaltou as transferências diretas regulares realizadas por muitas paróquias, escolas e associações em apoio a seus parceiros no hemisfério sul e na Europa Oriental. Como essas transferências não são registradas estatisticamente, a eficácia real das medidas de ajuda é ainda maior do que a apresentada no relatório anual.


Histórico

A Conferência 'Weltkirche' é composta por representantes da Conferência Episcopal Alemã, das arquidioceses e dioceses, da Conferência Alemã de Superiores de Ordens Religiosas, de organizações de ajuda da Igreja no mundo (Adveniat, Caritas Internacional, a organização missionária infantil 'Die Sternsinger', Misereor, Missio Aachen e Munique, Renovabis, Bonifatiuswerk), associações e outras instituições ativas na Igreja da Alemanha. Além de um enfoque temático e de uma seção estatística, o relatório anual oferece uma visão abrangente do trabalho internacional diversificado das organizações participantes.

8 visualizações0 comentário
bottom of page