top of page

Agricultores da Borborema recebem 30 toneladas de batata-sementes


Momento da solenidade de entrega das batatas-sementes (www.aspta.org.br)

Cerca de 200 famílias agricultoras de nove municípios da região da Borborema paraibana receberam 30 toneladas de sementes de batata agroecológica da variedade Electra, no último dia 16 deste mês. As sementes estavam armazenadas desde outubro do ano passado em quatro contêineres na Unidade Frigorífica de Esperança-PB e haviam sido adquiridas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap, do Governo da Paraíba.


A compra atendeu a uma solicitação da Comissão Territorial da Batata Agroecológica, articulação formada desde 2011 por organizações não governamentais, sindicatos de trabalhadores rurais, entidades de assistência técnica e extensão rural, universidades e instituições de crédito. A solenidade de entrega aconteceu na Unidade Frigorífica e contou com as presenças de representantes da Sedap, do Polo da Borborema, da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – Empaer e da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.


Na ocasião, foram assinados e entregues os termos de recebimento a um representante de cada um dos nove municípios. As sementes de batatinha vão beneficiar famílias agricultoras agroecológicas de Areial, Arara, Esperança, Massaranduba, Montadas, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Remígio e Puxinanã. Durante a solenidade, várias lideranças do Polo da Borborema, que por sua vez integra a Comissão Territorial da Batata Agroecológica, reafirmaram a importância da parceria com o poder público e cobraram a continuidade da renovação dos estoques de batata-semente e ainda o investimento em uma unidade frigorífica.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page