Agricultores da América Central visitam experiências de agricultores paraibanos


A Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) recebe um grupo de 30 agricultores e agricultoras da Guatemala, El Salvador e Honduras, países da América Central, nestes dias 26 e 26. A visita faz parte do projeto “Intercâmbio entre agricultores e agricultoras de zonas áridas e semiáridas do mundo”, promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Articulação no Semiárido (ASA Brasil). A proposta da iniciativa é que os agricultores dessas regiões possam trocar conhecimentos e práticas de forma a aprimorar estratégias de convivência com um clima marcado por longos períodos de estiagem, e que exigem a capacidade de resiliência das famílias que têm como modo de vida a produção de alimentos.


Para conhecer a cultura e a agricultura da Paraíba, o grupo visita duas famílias agricultoras, Maria Ivoneide e Petrônio Nunes e Pedrina e Salvador Barbosa, hoje, 26 de junho. As duas famílias desenvolvem múltiplas iniciativas de convivência com o semiárido, como a conservação das sementes crioulas, a produção e o armazenamento de forragens, o beneficiamento e a comercialização dos produtos da agricultura familiar.


Amanhã, dia 27, o grupo seguirá para a região do Polo da Borborema, no Agreste do Paraibano. De forma semelhante, as atividades têm início com visitas à duas famílias agricultoras: os jovens Delfino e Denyse que a partir da organização do sistema produtivo, vêm provando que podem viver e com dignidade da agricultura, e o casal Nina e Givaldo, que apresentará o manejo integrado da água. Esse trabalho contribuiu para que não faltasse água para família no último longo período de estiagem prolongada.

Fonte: www.aspta.org.br

7 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN