Acordo evita poluição de água na barragem Oiticica


Visitantes constatam água poluída, com peixes mortos (Foto cedida)

Acompanhado de moradores de Barra de Santana e de representantes do Consórcio EIT/Encalso e KL Engenharia, o assessor do Movimento dos Atingidos pela Construção da Barragem de Oiticicas e articulador estadual do Seapac, José Procópio de Lucena, visitou o canteiro de obras na manhã de hoje, 6. O objetivo foi apurar denúncias de que água poluída de um lago formado pelas obras da Barragem estaria sendo jogada no lado não poluído.


A água não desceu para o Rio Piranhas por causa da ensecadeira construída no local. O Consórcio justificou a ação pela necessidade de construir o batente no pé da parede de concreto, para evitar erosões e dar mais segurança a barragem. “De fato, constatamos que o consórcio instalou um sistema de bombeamento para retornar a água da jusante para a montante da laje na cota 88. A água que está por trás da laje, tem muito peixe morto e a cor esverdeada, mostrando ser muito poluída. Por nenhuma razão deve ser jogada no lago que serve as comunidades rurais e a Barra de Santana”, explicou Procópio.


Procópio afirma que “tecnicamente o consórcio está certo em fazer esse batente e o tempo é apropriado por ser fora do período de inverno. Porém, retornar essa água pra dentro da barragem é um equívoco e por consenso de todos, inclusive do representando do consórcio, essa operação foi descartada e o sistema de bombeamento desmontado. O consórcio analisará tecnicamente a viabilidade de montar um sistema de bombeamento desta água para ajuste da barragem, Rio abaixo, o que é natural e não causará poluição, pontuou Procópio.


A água acumulada na cota 88 do maciço da parede da Barragem de Oiticicas, em torno de 5 milhões de metros cúbicos, serve para abastecer a comunidade Barra de Santana, as comunidades rurais. Também serve para fazer algumas irrigações, matar a sede dos animais e atender toda obra do Complexo, beneficiando cerca de duas mil pessoas.

5 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN